Lisboa – Guia completo de viagem

Lisboa é a cidade do fado, a cidade de marcos importantes na história de Portugal, é cultura e tradição. Se passar pelas ruas de Lisboa vai ficar surpreendida pela positiva. Elas transmitem uma história, que já vem de há longos anos e que se complementam em perfeita harmonia com o presente.

Lisboa já foi eleita a melhor cidade para visitar de toda a Europa, em 2010. Pondo de lado cidades como Barcelona, Londres, Berlim, Amesterdão, Praga. Este ano, pertencia, também às 20 cidades selecionadas a vencer o prémio. É conhecida pela sua história e pela bela arquitetura. Lisboa é um excelente local para visitar e aumentar o seu conhecimento sobre a história da Europa. A capital portuguesa é uma mistura de modernismo com edifícios clássicos, recebendo todos os anos turistas dos mais variados cantos do mundo. Se você é daquelas mulheres que está a pensar em fazer uma viagem para Lisboa, este é o texto ideal para si. Veja, logo abaixo, os principais pontos turísticos da cidade e em que consiste cada um deles!

História e Cultura

Praça Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo – Marquês de Pombal foi a figura que tratou da reconstrução da cidade de Lisboa, após o terrível terramoto de 1755. No centro desta praça surge um soberbo monumento, inaugurado em 1934, em sua homenagem. Nele, você consegue identificar a imagem do Marquês de Pombal, com a sua mão sobre um leão, a fim de dar ênfase ao seu enorme poder, através desse símbolo e da mostra de várias das suas obras primas. Um excelente local para quem gosta de história.

Torre de Belém

Considerada uma das sete maravilhas de Portugal e Património Mundial da Humanidade, a Torre de Belém foi criada por D. Manuel, a fim de proteger o território português contra os invasores. Veja  a sua espantos decoração exterior, com nós e cordas esculpidos em pedra. Parte do seu interior já serviu de prisão, porém com o passar dos tempos ela perdeu a sua função de defesa, tendo sido utilizada como posto de sinalização.

Praça do Comércio

Lisboa tem imensa importância para a história da navegação. Esta praça já foi palco de receção a estrangeiros que viajavam de barco. Veja na primeira pessoa uma das maiores praças da Europa. No seu centro, está construído o monumento em homenagem a D. José I na sua montada e na mesma praça também se pode vislumbrar o Arco Triunfal da Rua Augusta.

Ponte 25 de Abril

Em tempos de ditadura em Portugal, foi inaugurada a Ponte Salazar, que mais tarde viria a designar-se de Ponte 25 de Abril, devido à Revolução dos Cravos. É um réplica da Ponte Golden Gate em São Francisco, Califórnia e liga o cimo de Lisboa à margem Sul. Passeie pela ponte 25 de Abril e desfrute de uma vista espantosa sobre o rio Tejo.

Mosteiro dos Jerónimos

É uma grande referência cultural desde há cinco séculos e é o Mosteiro onde jazem imensos símbolos da monarquia portuguesa e poetas. Foi criado em homenagem ao infante D. Henrique pela sua devoção a S. Jerónimo. Para além de ser um símbolo marcante na arquitetura, você pode encontrar espaços ricos em testemunhos dos Descobrimentos. O mosteiro é uma das sete maravilhas de Portugal e é considerado “Património Cultural de Toda a Humanidade”, pela UNESCO.

Fundação Calouste Gulbenkian

Calouste Gulbenkian, homem apaixonado desde muito cedo pela arte,  doou os seus bens ao País em forma de fundação. Dentro dela, você pode visitar o Museu Calouste Gulbenkian, que contém cerca de mil e trinta peças de arte expostas ao público e o jardim da fundação que é repleto de espaços verdes lindíssimos.

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado em 1960 em memória dos descobrimentos. Neste monumento, você pode ver a figura do infante D. Henrique, que foi bastante importante na primeira época dos descobrimentos. D. Henrique está dentro de uma caravela, na qual exibe o escudo português, juntamente com outras figuras importantes da navegação.

Alfama

Alfama é o bairro que consegue ilustrar de maneira exemplar a cidade lisboeta. Passe pelas suas ruelas que têm uma calçada bastante característica. Estas ruas também são ricas em restaurantes e casas de fado, que são tradicionais de Lisboa. Por ser um dos mais antigos bairros de Lisboa é parecido com uma aldeia antiga que celebra todos os anos os Santos Populares.

Miradouros

Se quiser desfrutar de vistas espectaculares, visite os miradouros de Lisboa. Entre eles, os que mais se destacam são: Miradouro da Graça, Miradouro do Castelo de S. Jorge, Miradouro das Portas do Sol, Miradouro do Adamastor e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara. Eles conseguem ilustrar Lisboa através de uma perspetiva diferente e também através da sua cor e da sua luz, que fazem desta cidade um local ainda mais belo.

Cristo Rei

Numa visita do Cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira ao Brasil, surgiu a ideia de construir o Cristo Rei, obra idêntica ao Cristo Redentor. Para além de oferecer aos seus visitantes uma magnífica vista sobre a cidade de Lisboa, você pode apreciar desta obra que foi um excelente marco para o Patriarcado de Lisboa.

Museu da Eletricidade

Para além de mostrar diversas exposições de diferentes artes, o Museu da Eletricidade abriu em 2006 com o intuito de mostrar a história da eletricidade. Esse museu é um excelente exemplo de arquitetura. Visite esse espaço grandioso, onde pode conhecer um pouco do passado enquadrando-o no presente.

Hotéis 

Four Seasons Hotel Ritz Lisboa 

Esse hotel de cinco estrelas está localizado no centro da cidade e possuí uma vista fantástica sobre vários pontos de Lisboa. Se ficar hospedada nesse hotel fantástico pode usufruir de SPA e de outras ofertas do gênero.

Altis Belém

Esse hotel tem uma óptima localização, junto do Rio Tejo, em Belém. O Altis Belém, tem sido alvo de muita procura por causa da sua arquitetura lindíssima. Ele pode oferecer-lhe um serviço gourmet e SPA, numa combinação perfeita de alojamento de cinco estrelas.

Marquês de Pombal Hotel 

O hotel Marquês de Pombal de quatro estrelas, possuí também uma boa localização no centro da cidade de Lisboa, frente ao monumento da Praça do Marquês de Pombal. Se optar por este espaço terá também direito a ginásio, cabeleireiro, bar, restaurante, serviço de internet e muito mais.

Restaurantes

Martinho da Arcada

Este restaurante para além de servir uma ementa tipicamente portuguesa, ele tem bastante importância histórica. De muitas figuras ilustres que passaram pelo Martinho da Arcada, a que merece mais destaque é o poeta Fernando Pessoa.

Cervejaria Trindade

Este restaurante, a par de Martinho da Arcada, também já perdura por bastantes anos. As suas paredes são obras de arte e aqui você pode usufruir de uma refeição saborosa enquanto aprecia um espaço magnífico.

Cervejaria Portugália

Nos primeiros tempos e tal como a Cervejaria Trindade, a Portugália só servia cerveja. Com o passar dos tempos começou a oferecer aos seus clientes refeições de marisco e carnes de excelente qualidade.

Lazer e diversão

Chiado

Qual é a mulher que não gosta de fazer umas boas compras em qualidade? Se está farta de shopping, o Chiado oferece-lhe lojas de alta qualidade, como a Emporio e a Levi’s e pode fazer as suas compras enquanto passeia ao ar livre e aprecia as ruas caraterísticas de Lisboa.

Centro Comercial Colombo

Para as amantes de compras, não há nada melhor que um shopping com a melhor oferta de lojas. O Centro Comercial Colombo possuí um enorme espaço de ofertas para as mulheres poderem escolher o que quiserem com qualidade. Além disso, não é um centro comercial apertado, mas  sim bastante espaçoso para que toda a gente se movimente à vontade.

Parque Florestal de Monsanto

Se gosta de apreciar a beleza da natureza, os espaços verdes e respirar ao máximo o ar puro, você vai encontrar o que deseja no Parque Florestal de Monsanto. Este parque é enorme e possuí espaços em que uma mulher pode relaxar, passear, fazer jogging e apreciar uma bela vista sobre o Rio Tejo.

Jardim Zoológico

Se gosta de animais selvagens aqui tem a oportunidade perfeita de conseguir chegar o mais próximo deles. O zoo de Lisboa tem bastantes ofertas como de apadrinhamento de animais, jogos, atividades e visitas planejadas. Você também pode aproveitar para andar no teleférico e ver estes animais de outra perspetiva, passando em cima das suas jaulas.

Oceanário

É o segundo maior oceanário do Mundo e contém uma extensa coleção de espécies, entre aves,mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. Com uma média de um milhão de visitantes por ano, é o equipamento mais visitado de Portugal.  Nesse aquário gigante você pode apreciar criaturas que nunca se atreveria a chegar perto, como as diversas espécies de tubarões. Para além de que o oceanário de Lisboa tem um grupo de exposições de excelência que merecem a pena ser visitadas.

Planetário Calouste Gulbenkian

Se você já sonhou em ser astronauta ou de visitar outros planetas, este local é o ideal para concretizar esse sonho de uma forma bem assente na terra. Voe até outro planeta e usufrua de uma experiência inigualável.

Parque das Nações

O Parque das Nações é considerado um dos bairros mais seguros da cidade de Lisboa. Usufrua de uma excelente caminhada por entre espaços verdes ao longo do Rio Tejo. A natureza juntou-se à arte e à arquitetura e proporcionam momentos bastante animados por entre lojas e restaurantes.

Pastéis de Belém

Os pastéis de Belém são um marco para a gastronomia portuguesa. Fabricados desde 1837 na zona de Belém, que lhe deu o nome, estes pastéis tiveram origem num Mosteiro e ainda hoje, o seu fabrico depende de uma receita secreta. Os deliciosos pastéis podem ser adquiridos na sua loja em Belém, acabadinhos de fazer.

Vida Noturna

Lux

Considerada a melhor discoteca de Lisboa, ela é acolhedora para as pessoas que estão mais na moda em Portugal. Os Dj’s vêm de toda a parte do mundo, as festas são glamorosas e o interior tem um estilo retro e funky.

Kapital

Ela tem diferentes pistas de dança e cada uma passa um estilo de música consoante as festas organizadas. As ofertas são variadas e você pode escolher desde o house ao eletro. Essa discoteca também possuí um espaço VIP onde os convidados têm todo o conforto que desejam.

Urban Beach

As excelentes festas e a ótima localização fazem com que esta discoteca seja uma das mais populares em Lisboa. O seu ambiente relaxado, com um ambiente de verão e bastante limpo trazem variadas pessoas a esta discoteca.

E você, que acha de visitar a magnífica capital de Portugal?

Autora

Sara Natividade é apaixonada pelas áreas da moda, beleza e estética. Jornalista e escritora a part-time, é também estudante de comunicação social. Gosta de passar os seus tempos livres a ver um bom filme ou nas aulas de equitação. https://plus.google.com/u/0/111935769688187715887/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>