Tudo sobre unhas de gel e gelinho

As unhas podem ser o cartão de visita de uma mulher. Uma unha bem tratada, forte e grande podem mudar radicalmente o aspeto de uma pessoa. Se uma mulher trabalhar num local onde exponha bastante as mãos, como um restaurante, ou mesmo num escritório, convém que a sua unha tenha um bom aspeto. Porém, há mulheres que têm bastantes problemas em deixar as unhas crescer, ou porque são muito nervosas e começam a roe-las ou porque as suas unhas são bastante frágeis e quebradiças e quebram com facilidade. Outro motivo pelo qual as suas unhas podem ficar com um aspeto bastante desleixado é muito dedicado às mulheres donas de casa, você já reparou que quando faz comida e vai lavar a louça à mão, as suas unhas se quebram e o seu esmalte lasca? De certo que sim e já sentiu a frustração de ter pintado as unhas ou ido à manicure no mesmo dia em que o esmalte lascou. Sair para a rua com a unha mal preparada pode ser embaraçoso para uma mulher pois passará uma imagem descuidada. Porém, a novidade do momento são as unhas de gel e gelinho! Você sabe que uma dessas hipóteses pode ser a sua salvação? Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das técnicas!

O que são as unhas de gel

O gel é o produto que se aplica sobre a unha e que serve como capa protetora. Ideal para quem tem unhas frágeis, quebradiças ou simplesmente para quem rói as unhas. Depois de aplicado e seco, o gel permite ser limado e trabalhado como sendo a sua unha mantendo assim um aspecto natural. Quem pretender ter umas unhas mais compridas pode optar por aplicar extensão de unha com a aplicação do gel. As unhas de gel mantém o aspeto bonito e brilhante durante cerca de 3 a 4 semanas, e necessitam de manutenção findo esse tempo. A manutenção ou remoção do gel é feita com brocas ou limas próprias para o efeito.

O que é o gelinho

O gelinho é um esmalte em gel que dura mais que um esmalte normal e serve de proteção da sua unha. A aplicação do gelinho requer algumas técnicas de aplicação diferentes de um esmalte normal. A secagem, tal como com gel é feita num catalizador de UV. A duração do gelinho é de cerca de 2 a 3 semanas e a sua remoção tem que ser feita com removedor apropiado.

Modo de aplicação das unhas de gel

- A aplicação do gel começa com a preparação da unha natural, limando-a, desinfetando-a e removendo os excessos de gordura para que a aderência do gel seja perfeita e uniforme.

-Com um pincel, é aplicada uma camada base de gel que seca no catalizador UV.

- O gel é limado por forma a dar à unha um aspeto o mais natural possível.

- É aplicado o gel na cor que você desejar. Caso opte por enfeitar a sua unha com nail arts, este é o momento da aplicação ou elaboração de desenhos. Neste passo, as unhas voltam a secar no catalizador. O gel de cor é normalmente aplicado em duas camadas para uma cor mais uniforme.

5 – É aplicado um brilho finalizador que dará à unha um aspeto perfeito que se prolonga por cerca de 4 semanas.

- No final é retirada a gordura do gel e creme hidratante nas cutículas e a sua mão terá um aspeto maravilhoso.

Modo de aplicação do gelinho

- Antes da aplicação você deve passar pelo processo de limpeza e desinfeção da sua unha. Da mesma forma que se faz na aplicação da unha de gel, antes da aplicação do gelinho deve apenas empurrar a cutícula para trás e não a deve cortar. Você também vai passar pelo processo de remoção de gordura na sua unha.

- Com a lima é desenhado o formato da unha e o tamanho que você deseja.

- Você vai aplicar agora uma camada de gel base na sua unha e levar a secar.

4 – Depois de três minutos de secagem, você vai passar uma camada de gelinho na cor desejada e repetir o processo de secagem.

5 – No final, é aplicado um finalizador de alto brilho que deve secar também no catalizador de UV e que permite manter a unha brilhante durante 2 a 3 semanas.

Vantagens e desvantagens da unha de gel

Vantagens

As suas unhas ficam com uma aparência saudável e cuidada.

O gel tem uma composição hipoalergénica e é mais saudável para a unha do que os esmaltes convencionais.

As unhas de gel não permite que você as roa.

São muito resistentes.

Você pode pintar as suas unhas de gel da cor que você desejar.

O gel permite que a unha seja limada e moldada, bem como pintada.

Esta capa que cobre a sua unha natural permite que ela vá crescendo e que permaneça saudável, assim se você desejar tirar as unhas de gel, as suas unhas já estarão fantásticas.

Desvantagens

Deve ser um investimento pensado a longo prazo, pois as unhas de gel exigem reparos e manutenção e isto pode ser um processo dispendioso.

A sua unha pode ficar frágil e quebradiça pelo excesso ou mau uso da broca nas sessões de manutenção.

As unhas devem ser feitas por profissionais, para além do resultado final ser maravilhoso, você evita correr o risco de criar infeções.

A primeira sessão é demorada, pode chegar a durar duas horas e as de manutenção duram mais ou menos uma hora.

Vantagens e desvantagens do gelinho

Vantagens

O gelinho dura até 2 a 3 semanas sem lascar.

A aplicação e manutenção são mais baratas do que as de unhas de gel.

A sua unha natural fica bonita e protegida com o gelinho.

Para a remoção do gelinho não são utilizadas limas ou brocas.

Aspeto natural.

Desvantagens

Pode enfraquecer as unhas se for mal aplicado.

A unha não fica tão resistente como com aplicação de gel.

Você não pode trocar a cor da seu esmalte até que vá à próxima manutenção.

E você, agora que está mais informada sobre as unhas de gel e o gelinho, que acha de experimentar uma delas?

Autora

Sara Natividade é apaixonada pelas áreas da moda, beleza e estética. Jornalista e escritora a part-time, é também estudante de comunicação social. Gosta de passar os seus tempos livres a ver um bom filme ou nas aulas de equitação. https://plus.google.com/u/0/111935769688187715887/

8 Comentários

  • Olá meninas
    Eu gostava de por unhas de gel mas trabalho na restauraçao nao e proibido?
    Se me poderem ajudar agradeço
    Obrigada

    Reply
  • uma duvida: depois de acaber de fazer a unha de gel, só posso pinta-la com esmalte gel, ou pode ser com aquele esmalte simples?

    Reply
  • ja ouvi dizer que e proibido ter unhas de gel para quem trabalha em restauraçao, mas tambem ja ouvi dizer que o verniz e que e probido. Pela logica o verniz lasca e o gel nao…mas mesmo assim gostava de ter acerteza antes de arriscar e ter ‘problemas’ com o facto de as usar no trabalho.

    Reply
  • bom dia uma duvida
    em unhas de gelinho também é possivel fazer decoração ou desenhos como em unha de gel?
    obrigada

    Reply
  • Trabalho num café e tenho unhas de gel mas já me disseram que não e permitido e verdade

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>